PSICOLOGIA DE LUTO

ACREDITAMOS NA DIFERENÇA DA PROXIMIDADE

Compreendemos que o luto consiste num processo causado pelo conjunto de reações a uma perda significativa, pelo que é vivenciado por cada pessoa de forma distina.

Sabemos que, com o acompanhamento devido, é possível atenuar a dor e alcançar o equilíbrio emocional.

CONTE COM O NOSSO MAIOR PROFISSIONALISMO

O luto representa o início de um percurso que consiste numa reação emocional originado por uma perda significativa. 
Poderá ser dominante, aflitivo e aterrorizante, mas é um processo único e individual, pelo que cada pessoa vivencia esta jornada de forma diferente.

A intensidade da dor da perda depende do grau de proximidade à pessoa perdida, da personalidade e da capacidade de gestão de emoções de cada pessoa, do apoio humano e do nível de aceitação social à expressão das manifestações do luto.

A escrita de uma carta com palavras que ficaram por dizer e expressões de carinho, bem como a recordação de momentos especiais e sorrisos são pequenas ações que poderão ajudar a aliviar o sentimento de tristeza profunda. Expresse e relate os sentimentos sentidos com amigos, familiares e/ou profissionais.

As pessoas não passam pelas cinco fases do luto (negação, raiva, negociação, depressão e aceitação) de maneira linear elas podem superar uma fase mas depois regredir, estacionar numa delas sem ter avanços ou até nem fazer o luto.Não há regra, tudo dependo do histórico da experiência da pessoa e crenças que ela tem sobre si mesma e sobre a situação em questão.

O processo é totalmente individual. Normalmente, os estágios do luto duram seis meses, até que se chegue à aceitação.

Perante qualquer uma destas situações em que verifique se encontra limitado nas suas tarefas do quotidiano é aconselhável procurar a ajuda de um profissional habilitado.

Momentos difíceis permitem às pessoas tornar-se mais fortes, adquirir novos valores e compreender a importância de valorizar os pequenos pormenores, transmitindo tudo isto às pessoas que a rodeiam e permitindo ajuda-las a ultrapassar momentos de igual forma dolorosos. 

Criar novos hábitos, conhecer novos lugares, partilhar novos momentos e investir forças num novo projeto poderão confortar a saudade sentida. O acompanhamento por um profissional de Psicologia de Luto permite dar a conhecer as diversas fases do luto e trabalhar, diariamente, as emoções.

A Psicologia de Luto permite o acompanhamento individual, baseado na criação de um ambiente de conforto e confiança, com o intuito de atenuar o sofrimento e permitir encontrar recursos pessoais para lidar com o sofrimento de perda.

Quando surgem os sintomas de depressão surge um sofrimento profundo. Tristeza, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. É um momento de grande introspeção e de necessidade de isolamento.

Num contexto de pandemia, o luto poderá tornar-se mais doloroso, devido à falta do abraço e proximidade física, gerando maior vulnerabilidade. De forma que, a Funerária Castilho disponibiliza todo o apoio necessário para a realização de um serviço memorial. 

CONTACTO
close slider

Permanentemente disponíveis.
Garantimos um acompanhamento personalizado, atento às suas necessidades.

Contacte-nos:

234 621 122

919 357 486 - José Castilho 

917 066 046 - Joana Castilho

(Chamada para rede fixa e móvel nacional)